terça-feira, 28 de setembro de 2010

Para acreditar só mesmo vendo!!!

Olá!
Numa aula de biologia dedicamos o nosso tempo a observar aquilo que a olho nu é impossível: um ovário (ou parte dele) de uma gata e um testículo (parte dele) de um rato...
Até tem sintonia a selecção e a escolha das espécies...
Contudo, para não vaguear e perder o assunto, as observações fizeram com que formássemos a nossa própria imagem no caderno que, depois se reflectirá certamente nas imagens idealizadas quando relembrarmos algum ou alguns termos.
Aqui fica um resumo da aula prática com alguma pesquisa adicionada apartir do ramo da embriologia!
Tenham uma boa aula...


Ovogénese


A ovogénese é a sequência de eventos pelos quais as oogônias são transformadas em oócitos maduros.
Este processo de maturação inicia-se antes do nascimento e é completada depois da puberdade, continuando-se até a menopausa.



A região cortical, é onde predominam os folículos ovarianos, contendo os ovócitos. A superfície do ovário é revestida por epitélio simples cúbico em sua maior extensão e pavimentoso em certas áreas. Sob esse epitélio o estroma forma uma camada de tecido conjuntivo denso sem vasos, a albugínea do ovário.
Distinguem-se os folículos primordiais, os folículos em crescimento e os folículos maduros ou de Graaf.



Cada folículo primordial consta de um ovócito primário envolvido por uma única camada de células foliculares planas.



A fase de crescimento começa com o aumento de volume e a multiplicação das células foliculares. Estas células tornam-se poligonais e o seu conjunto forma a camada granulosa. O oócito também aumenta de volume e à sua volta surge uma camada homogênea e acelular contendo glicoproteínas, a zona pelúcida.
O estroma também começa a modificar-se para formar as Tecas Foliculares.




A medida que o folículo cresce, devido ao aumento da camada granulosa, surgem acúmulos de líquidos entre essas células, o líquido folicular.As cavidades contendo líquido confluem e formam uma cavidade única, o antro folicular.
As células da granulosa são mais numerosas em determinado ponto da parede folicular formando um espessamento o cumulus oophorus, onde está localizado ovócito.
Obs.:Devido a fins didáticos, pensando numa melhor forma de diferenciação para os alunos, todo o folículo que tenha ANTRO FOLICULAR será considerado maduro ou de Graaf, enquanto que folículos que não tenham o Antro, mas MAIS DE UMA CAMADA DE CÉLULAS NA CAMADA GRANULOSA, serão considerados folículos secundários.



Devido ao acúmulo de líquido, aumentando muito a cavidade folicular, ficando o oócito preso à parede do folículo por um pedículo constituído por células foliculares, que não crescem no mesmo ritmo tornando a camada granulosa muito delgada.




Espermatogénese


A espermatogénese é a sequência de eventos pelos quais as espermatogônias são transformadas em espermatozoídes maduros. Este processo de maturação inicia-se na puberdade (13 a 16 anos) e continua até a velhice.


Testiculo Objectiva 4X

O testículo é envolvido por uma grossa túnica de tecido conjuntivo, a albugínea testicular. É composto por túbulos seminíferos, responsáveis por produzir as células reprodutoras masculinas, alojados em um tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos, linfáticos e células de Leydig.


Testiculo Objectiva 40X

É possível distinguir, nesse aumento, as células de Sertoli. Elas são piramidais e suas bases aderem à lâmina basal dos túbulos seminíferos. Também é possível observar, dentro do túbulo, as espermatogônias, espermatócitos primários, espermátides e espermatozoídes. A observação de espermatócitos secundários não se é possível devido à rápida duração da segunda divisão da meiose. Fora dos túbulos no tecido intersticial é possível reconhecer as células de Leydig.

É formidável o que os nossos olhos não conseguem captar sem a ajuda do microscópio e, também é fascinante tudo o que o nosso corpo possui...
Com os melhores cumprimentos
E fascinada pela vossa curiosidade do saber
Sofia Mota

1 comentário:

  1. Muito bem Sofia! dá gosto abrir o teu blog!Sempre actualizado!
    A tua Profª.

    ResponderEliminar