segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Situações obscuras dos aparelhos reprodutores...


ola meninos e meninas:)
Hoje, na minha aula de biologia iniciamo-nos pela descoberta dos termos e conceitos dos aparelhos reprodutores, tanto masculino e feminino... e, são tantos nomes complicados mas cada um com a sua ligação, o que facilita a aprendizagem dos mesmos!
Na realidade não é uma tarefa muito fácil mas com algum trabalho, saber torna-se numa brincadeira (brinacdeira essa para crescidos...).
Bom, pensei em falar e nomear algumas das doenças destes sistemas que podem afectar a vida de uma pessoa, revolucionando-a no seu intimo!
No entanto, tenho a dizer que por mais horriveis que as doenças possam ser, pode-se viver normalmente como todos os outros que nos rodeiam, com o compromisso de procurar ajuda para curar ou estabilizara doença e principalmente aceitá-la.

. Priapismo: é quando o pénis erecto não retorna ao seu estado flácido, apesar da ausência de estimulação fisica e psicológica. Esta doença se não for tratada pode levar á impotência.

. Doença de Peyronie: é um espessamento fibroso que provoca contracções no pénis e deforma a erecção, isto é, ocorre a perda de distensibilidade dos tecidos num lado do pénis, encurtando esse mesmo lado e provocando a curvatura.
Não é rara em homens de meia idade.

. Torção testicular: é o resultado de um desenvolvimento anormal do cordão espermático ou da membrana que reveste o testículo.
Geralmente, acontece nos homens entre a puberdade e os 25 anos.
No entanto, pode acontecer em qualquer idade.
A torção testicular acontece depois de uma actividade extenuante ou então pode acontecer sem razão aparente.

. Hidrocele: é uma acumulação de líquido na membrana que reveste os testículos, que provoca uma tumefacção mole num deles.
A doença pode manifestar-se no momento do nascimento ou então desenvolver-se com o passar dos anos.
O hidrocele é geralmente indolor, mas o seu volume pode tornar-se tão grande que tenha de se recorrer à extirpação cirúrgica para eliminar o incómodo.

. Amenorreia: é a ausência completa de menstruação, quer seja porque nunca tenha aparecido anteriormente (amenorreia primária), quer porque foi interrompida depois de ter aparecido (amenorreia secundária).
A ausência de fluxo menstrual só é normal antes da puberdade, durante a gravidez, durante a amamentação e depois da menopausa.

. Síndroma do ovário poliquístico (síndroma de Stein-Leventhal): é uma doença na qual os ovários aumentam de tamanho e contêm várias bolsas cheias de líquido (quistos). Estão também níveis elevados de hormonas masculinas (androgénios), ao ponto de, em certos casos, surgirem características masculinas.

. Endometriose: é uma doença que se caracteriza pelo crescimento das placas de tecido endometrial, que normalmente só se encontram no revestimento interno uterino (endométrio), fora do útero.
Esta doença pode levar a anomalias nas trompas de falópio e por conseguinte há esterelidade da mulher.


Como podemos observar existem muitas doenças a nível masculino e feminino.
Não podemos ignorar esta informação e devemos estar sempre alerta pois não acontece só aos outros. Um dia poderemos ser nós!




Para os mais curiosos, que querem saber mais acerca destas doenças tenho um instrumento a que pudeis recorrer, pois não há nada melhor que conhecer primeiro toda esta máquina fabulosa que somos nós (ser humano) para depois entender as doenças!

Visitem este site:
www.ocorpohumano.net

Espero que esta informação vos seja útil
Com os cumprimentos
Sofia Mota

1 comentário: