quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Gattaca - Sessão de cinema

A recente divulgação do final dos trabalhos de sequências do genoma humano trouxe uma importante questão em relação às consequências deste novo conhecimento.
Ao mesmo tempo que se gera a esperança de cura para muitas doenças de origem genética, gera também muitas especulações sobre a possibilidade de um uso indesejável do conhecimento genético.
Dentro desta última perspectiva, o filme Gattaca, de Andrew Niccol é uma interessante reflexão sobre os caminhos que a engenharia genética pode levar e os impactos que esta tecnologia - e a ciência de um modo geral - pode ter na sociedade.



Passado num tempo futuro (mais próximo do presente do que aquilo que pensamos), Gattaca revela uma sociedade onde as corporações tornaram-se mais poderosas que o Estado e onde a manipulação genética criou uma nova espécie de preconceito e hierarquia racial, legitimada pela ciência.
Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de manipular a interação entre os seus DNA's de modo a terem filhos com a melhor combinação de qualidades genéticas possível. Este procedimento gera duas categorias diferentes de pessoas:
- os Válidos, frutos desta combinação genética planeada, que são quase super-homens, com raras doenças genéticas;
- os Inválidos, frutos de nossa interação sexual usual.
Aos Válidos são oferecidos os melhores empregos e as melhores oportunidades enquanto que os Inválidos chegam até a ser impedidos de frequentar determinados lugares.

A história do filme é a de dois irmãos, um concebido da maneira natural e o outro manipulado geneticamente.
O Inválido, interpretado por Ethan Hawke, tem várias doenças genéticas e, ao ter o seu DNA examinado ao nascer, já tem uma data prevista para sua morte. Contudo, o garoto sonha em viajar para o espaço - emprego impensável para alguém com os seus problemas - e vai procurar e desfrutar de todas as maneiras possíveis para superar as suas limitações ao mesmo tempo que tem que esconder de todos que é um Inválido.

Com roteiro e direção de Andrew Niccol, que também foi roteirista de O Show de Truman, Gattaca é um ensaio sobre o que pode ser uma sociedade na qual o destino das pessoas já esteja pré-determinado cientificamente, em que não haja o mínimo espaço para a acção do indivíduo na construção de seu próprio futuro.
Também é uma reflexão sobre como a ciência pode ser usada para legitimar e, neste caso, criar uma hierarquia social, principalmente se for feita sem crítica e controlo da sociedade.



Gattaca é o nome da base de treinamentos para vôos espaciais.
A palavra GATTACA é formada pelas letras G, A, T e C que também são as iniciais das bases nitrogenadas que formam o genoma.
Há também outras referências como a escada revelada abaixo sob a forma de DNA...




Gattaca - A Experiência Genética (Gattaca). EUA, 1997. Dir. Andrew Niccol.
Com Ethan Hawke, Uma Thurman, Jude Law, Loren Dean, Alan Arkin, Gore Vidal e Ernest Borgnine.


Recomendo!!!

8 comentários:

  1. Considerando a relação do fragmento com as demais partes da resenha, analise as afirmativas, a seguir.
    I. No fragmento, a palavra “ensaio” articulada à palavra “sociedade”, remete o leitor a uma prática de experimentação científica. Nesse sentido, leva o leitor a pensar que o contexto vivenciado no filme é real.
    II. No fragmento, a afirmação do autor de que a obra é uma reflexão sobre as possíveis consequências da utilização inadequada da ciência, tem por objetivo convencer o leitor da fragilidade do enredo do filme Gattaca.
    III. Associando o nome do roteirista a outros trabalhos produzidos anteriormente, o autor da resenha dá ao leitor uma informação que lhe permite situar melhor a obra que está sendo apresentada. Nessa perspectiva, o leitor cria mais ou menos uma expectativa em relação ao filme.
    IV. Na conclusão, é possível perceber que o autor da resenha explicita claramente a indicação do filme, utilizando um argumento de autoridade: o filme foi realizado por um renomado diretor.

    Estão corretas as afirmativas:



    I - III - IV

    I - II - III

    I - II - IV

    II - III - IV

    I - II - III - IV

    ResponderEliminar
  2. Quem tem essas respostas?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. I) ...roteiro e direção de Andrew Niccol, que também foi roteirista de O Show de Truman, Gattaca é um ensaio sobre o que pode ser uma sociedade na qual o destino das pessoas já esteja pré-determinado cientificamente, em que não haja o mínimo espaço para a acção do indivíduo na construção de seu próprio futuro...

      II) ...Também é uma reflexão sobre como a ciência pode ser usada para legitimar e, neste caso, criar uma hierarquia social, principalmente se for feita sem crítica e controlo da sociedade...

      III) ...roteiro e direção de Andrew Niccol, que também foi roteirista de O Show de Truman,..
      (O Show de Truman: retrata a sociedade contemporânea e tem associados o mito/alegoria da Caverna.
      O filme passa-se na fictícia Ilha de Seahaven e revela-nos a vida de Truman Burbank, um homem que inicialmente não sabe que está vivendo uma vida irreal/fictícia. . Dirigido por Peter Weir e escrito por Andrew Niccol...)

      IV) (recomendo que prestem atenção ao final do filme :D)

      Eliminar
    2. Espero ter ajudado... :D a tomarem decisões!

      Eliminar