quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Regulação Hormonal (Feminino)


A GnRH produzida pelo Hipotálamo vai estimular a produção de FSH e algum LH pela Hipófise anterior. Estas hormonas que têm como órgão alvo os ovários, vão estimular neste, a Fase Folicular e por consequência a produção de estrogénios (produzidos pelas células foliculares e pela teca interna e mais tarde pelo corpo amarelo, o seu principal órgão alvo é o útero). Estes Estrogénios vão actuar no útero estimulando a Fase Proliferativa em que vai ocorrer o espessamento do Endométrio juntamente com o desenvolvimento das glândulas tubulares e vasos sanguíneos.
Durante a Fase Folicular, a concentração de estrogénios vai ser mantida mais ou menos constante graças a um processo de Retroacção Negativa ou Feed-Back Negativo. Neste processo, o aumento de estrogénios inibe a produção de GnRH e por sua vez de FSH. Baixando a concentração desta hormona, diminui a produção de Estrogénios, que por sua vez ao baixar a sua concentração no sangue vai estimular a produção de GnRH que estimula a produção de FSH, levando de novo ao aumento da produção de Estrogénios, e assim sucessivamente. Até que por volta do final da fase folicular um aumento brusco dos Estrogénios vai provocar uma Retroacção Positiva ou Feed-Back Positivo, a tal ponto que vai estimular ainda mais o Hipotálamo a produzir GnRH que por consequência estimula mais a produção de FSH e muito especialmente de LH que vão desencadear no ovário a ovulação (+/- 14º dia do ciclo). A grande concentração de LH estimula a passagem do folículo a corpo amarelo (Fase Luteínica) e para além da produção de Estrogénios passa também a produzir-se Progesterona (produzida pelo corpo amarelo tem também como seu principal órgão alvo o útero). Esta hormona para além de continuar a estimular o espessamento do Endométrio vai estimular a secreção das glândulas do Endométrio, Fase Secretora.
O aumento da concentração de Progesterona e Estrogénios vai inibir a produção de GnRH pelo Hipotálamo (feed-back negativo) que vai inibir a produção de FSH e LH; deixando esta última hormona de ser produzida, o corpo amarelo regride começando a degenerar e inibe-se a produção de Estrogénios e Progesterona. Sem estas hormonas, o Endométrio deixa de ser estimulado e por consequência diminui o fornecimento de nutrientes às suas células por contracção dos seus vasos sanguíneos. As células do Endométrio morrem o que leva à destruição parcial do Endométrio, Fase Menstrual.
Caso ocorra fecundação e por sua vez gravidez, o ciclo menstrual é interrompido, pois células do embrião produzem um hormônio (HCG) que impede que o corpo amarelo se degenere e o Endométrio por consequência é mantido.
Há que ter em conta que tal como no homem o Hipotálamo não é só regulado por via hormonal mas também o é a nível nervoso, de tal modo que qualquer alteração a esse nível pode alterar por consequência também o ciclo menstrual.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Para acreditar só mesmo vendo!!!

Olá!
Numa aula de biologia dedicamos o nosso tempo a observar aquilo que a olho nu é impossível: um ovário (ou parte dele) de uma gata e um testículo (parte dele) de um rato...
Até tem sintonia a selecção e a escolha das espécies...
Contudo, para não vaguear e perder o assunto, as observações fizeram com que formássemos a nossa própria imagem no caderno que, depois se reflectirá certamente nas imagens idealizadas quando relembrarmos algum ou alguns termos.
Aqui fica um resumo da aula prática com alguma pesquisa adicionada apartir do ramo da embriologia!
Tenham uma boa aula...


Ovogénese


A ovogénese é a sequência de eventos pelos quais as oogônias são transformadas em oócitos maduros.
Este processo de maturação inicia-se antes do nascimento e é completada depois da puberdade, continuando-se até a menopausa.



A região cortical, é onde predominam os folículos ovarianos, contendo os ovócitos. A superfície do ovário é revestida por epitélio simples cúbico em sua maior extensão e pavimentoso em certas áreas. Sob esse epitélio o estroma forma uma camada de tecido conjuntivo denso sem vasos, a albugínea do ovário.
Distinguem-se os folículos primordiais, os folículos em crescimento e os folículos maduros ou de Graaf.



Cada folículo primordial consta de um ovócito primário envolvido por uma única camada de células foliculares planas.



A fase de crescimento começa com o aumento de volume e a multiplicação das células foliculares. Estas células tornam-se poligonais e o seu conjunto forma a camada granulosa. O oócito também aumenta de volume e à sua volta surge uma camada homogênea e acelular contendo glicoproteínas, a zona pelúcida.
O estroma também começa a modificar-se para formar as Tecas Foliculares.




A medida que o folículo cresce, devido ao aumento da camada granulosa, surgem acúmulos de líquidos entre essas células, o líquido folicular.As cavidades contendo líquido confluem e formam uma cavidade única, o antro folicular.
As células da granulosa são mais numerosas em determinado ponto da parede folicular formando um espessamento o cumulus oophorus, onde está localizado ovócito.
Obs.:Devido a fins didáticos, pensando numa melhor forma de diferenciação para os alunos, todo o folículo que tenha ANTRO FOLICULAR será considerado maduro ou de Graaf, enquanto que folículos que não tenham o Antro, mas MAIS DE UMA CAMADA DE CÉLULAS NA CAMADA GRANULOSA, serão considerados folículos secundários.



Devido ao acúmulo de líquido, aumentando muito a cavidade folicular, ficando o oócito preso à parede do folículo por um pedículo constituído por células foliculares, que não crescem no mesmo ritmo tornando a camada granulosa muito delgada.




Espermatogénese


A espermatogénese é a sequência de eventos pelos quais as espermatogônias são transformadas em espermatozoídes maduros. Este processo de maturação inicia-se na puberdade (13 a 16 anos) e continua até a velhice.


Testiculo Objectiva 4X

O testículo é envolvido por uma grossa túnica de tecido conjuntivo, a albugínea testicular. É composto por túbulos seminíferos, responsáveis por produzir as células reprodutoras masculinas, alojados em um tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos, linfáticos e células de Leydig.


Testiculo Objectiva 40X

É possível distinguir, nesse aumento, as células de Sertoli. Elas são piramidais e suas bases aderem à lâmina basal dos túbulos seminíferos. Também é possível observar, dentro do túbulo, as espermatogônias, espermatócitos primários, espermátides e espermatozoídes. A observação de espermatócitos secundários não se é possível devido à rápida duração da segunda divisão da meiose. Fora dos túbulos no tecido intersticial é possível reconhecer as células de Leydig.

É formidável o que os nossos olhos não conseguem captar sem a ajuda do microscópio e, também é fascinante tudo o que o nosso corpo possui...
Com os melhores cumprimentos
E fascinada pela vossa curiosidade do saber
Sofia Mota

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O nascimento do espermatozóide...



1- Canal deferente
2- Vesícula seminal
3- próstata
4- pénis
5- Epidídimo
6- Glande
7- Prepúcio
8- Orifício genital
9- Bexiga
10- Coluna Vertebral
11- Intestino
12- Ânus
13- Uretra
14- Testículo
15- Escroto

A espermatogénese é todo o processo de formação dos espermatozóides:


Multiplicação: as células germinativas que irão dar origem aos espermatozóides - espermatogónias - estão localizadas na periferia dos tubos seminiferos. Desde a puberdade, estas células entram em proliferação constante, dividindo-se por mitoses sucessivas.

Crescimento: as espermatogónias aumentam de volume, devido á síntese e acumulação de substâncias de reserva, originando os espermatócitos I.

Maturação: Cada espermatócito I divide-se, por meiose. Da primeira divisão meiótica, resultam dois espermatócitos II. Nos espermatócitos II, ocorre a segunda fase da divisão meiótica, originando-se, assim, quatro espermatídeos.

Diferenciação ou Espermiogénese: os espermatideos sofrem um processo de transformação em espermatozóides.

. O núcleo torna-se compacto.
. Formação de um capuz sobre o núcleo por agregação de vesículas do complexo de golgi, formando o acrossoma.
. O flagelo permite a deslocação pela acção dos batimentos.
. As mitocôndrias são deslocadas para as peças intermédias.
. Ocorre uma redução do volume do citoplasma levando à modificação da forma do espermatozóide.



E foi mais uma aulinha de biologia!
Até à próxima aula...
Sofia Mota

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Situações obscuras dos aparelhos reprodutores...


ola meninos e meninas:)
Hoje, na minha aula de biologia iniciamo-nos pela descoberta dos termos e conceitos dos aparelhos reprodutores, tanto masculino e feminino... e, são tantos nomes complicados mas cada um com a sua ligação, o que facilita a aprendizagem dos mesmos!
Na realidade não é uma tarefa muito fácil mas com algum trabalho, saber torna-se numa brincadeira (brinacdeira essa para crescidos...).
Bom, pensei em falar e nomear algumas das doenças destes sistemas que podem afectar a vida de uma pessoa, revolucionando-a no seu intimo!
No entanto, tenho a dizer que por mais horriveis que as doenças possam ser, pode-se viver normalmente como todos os outros que nos rodeiam, com o compromisso de procurar ajuda para curar ou estabilizara doença e principalmente aceitá-la.

. Priapismo: é quando o pénis erecto não retorna ao seu estado flácido, apesar da ausência de estimulação fisica e psicológica. Esta doença se não for tratada pode levar á impotência.

. Doença de Peyronie: é um espessamento fibroso que provoca contracções no pénis e deforma a erecção, isto é, ocorre a perda de distensibilidade dos tecidos num lado do pénis, encurtando esse mesmo lado e provocando a curvatura.
Não é rara em homens de meia idade.

. Torção testicular: é o resultado de um desenvolvimento anormal do cordão espermático ou da membrana que reveste o testículo.
Geralmente, acontece nos homens entre a puberdade e os 25 anos.
No entanto, pode acontecer em qualquer idade.
A torção testicular acontece depois de uma actividade extenuante ou então pode acontecer sem razão aparente.

. Hidrocele: é uma acumulação de líquido na membrana que reveste os testículos, que provoca uma tumefacção mole num deles.
A doença pode manifestar-se no momento do nascimento ou então desenvolver-se com o passar dos anos.
O hidrocele é geralmente indolor, mas o seu volume pode tornar-se tão grande que tenha de se recorrer à extirpação cirúrgica para eliminar o incómodo.

. Amenorreia: é a ausência completa de menstruação, quer seja porque nunca tenha aparecido anteriormente (amenorreia primária), quer porque foi interrompida depois de ter aparecido (amenorreia secundária).
A ausência de fluxo menstrual só é normal antes da puberdade, durante a gravidez, durante a amamentação e depois da menopausa.

. Síndroma do ovário poliquístico (síndroma de Stein-Leventhal): é uma doença na qual os ovários aumentam de tamanho e contêm várias bolsas cheias de líquido (quistos). Estão também níveis elevados de hormonas masculinas (androgénios), ao ponto de, em certos casos, surgirem características masculinas.

. Endometriose: é uma doença que se caracteriza pelo crescimento das placas de tecido endometrial, que normalmente só se encontram no revestimento interno uterino (endométrio), fora do útero.
Esta doença pode levar a anomalias nas trompas de falópio e por conseguinte há esterelidade da mulher.


Como podemos observar existem muitas doenças a nível masculino e feminino.
Não podemos ignorar esta informação e devemos estar sempre alerta pois não acontece só aos outros. Um dia poderemos ser nós!




Para os mais curiosos, que querem saber mais acerca destas doenças tenho um instrumento a que pudeis recorrer, pois não há nada melhor que conhecer primeiro toda esta máquina fabulosa que somos nós (ser humano) para depois entender as doenças!

Visitem este site:
www.ocorpohumano.net

Espero que esta informação vos seja útil
Com os cumprimentos
Sofia Mota

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sustentabilidade arquitectada


Olá meninos e meninas!

Bahrain World Trade Center tem turbinas Gigantes!!!
Os árabes têm nos últimos anos aprovado verdadeiras maravilhas de Engenharia e Arquitectura.
Destaca-se por entre as maravilhas o novo centro de comércio “Bahrain World Trade Center” situado na cidade de Manama.
Esta fabulosa obra é contituida por duas torres idênticas, que se erguem 240 metros acima do solo e sustentam 3 turbinas gigantes. Os edifícios oferecem uma silhueta visualmente golpeante, apropriada para o ambiente marítimo e ventoso desta pequena ilha do médio oriente!
A firma do projecto de Atkins não acreditou que a beleza das torres era bastante, e ao sentirem que era importante incorporar características de sustentabilidade neste projecto, tentaram inicialmente colocar painéis solares no projecto, mas as condições extremas do calor de Bahrain provocaram uma remodelação nas ideias!
Assim voltaram-se para uma segunda opção e vieram com uma imagem mais impressionante e tentadora de 3 turbinas de 29 metros em que cada uma é suportada por uma ponte com 30 metros de comprimento.
A forma das torres foi então pensada para dar a máxima força e retenção ao vento que chega às pás das turbinas de forma a retirar o máximo partido do mesmo.
Repare-se que as torres vão a aumentar de tamanho no sentido das turbinas, e que afunila( estreita) dando uma maior velocidade ao vento.
As turbinas foram testadas durante todo o ano de 2007, e nos dias de hoje, encontram-se em funcionamento completo.
É um sitio a visitar e uns traços a seguir...









Com os cumprimentos
e na esperança de umas palavras
Sofia Mota

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A Salvação do Lince Ibérico


'Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico' é o nome do documentário produzido para a National Geographic Channel (NGC), que será exibido em todo o Portugal no próximo dia 3 de Outubro.

O lince-ibérico é a espécie de felídeo mais ameaçada do planeta e estava, originalmente, confinado apenas à Península Ibérica.
O documentário ‘Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico’ revela como se realizam as criações em cativeiros deste felino, com vista à sua re-introdução em Portugal, de onde desapareceu na passada década de 90.
As filmagens duraram cerca de ano e meio, entre Outubro de 2008 e 17 de Março de 2010, nos centros da Rede Ibérica de reprodução em cativeiro – de El Acebuche e de La Olivilla, ambos na Andaluzia (Espanha), e no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves (Portugal), bem como nos laboratórios clínicos da Faculdade de Veterinária da Universidade Vetsuisse de Zurique.
Assim recomendo vivamente a verem e a desfrutarem deste documentário pois nós temos de estar aptos à sensibilidade deste e muitos outros temas...
Eu e este meu amigo convidamo-vos a iniciarem-se por este!



Depois digam algo...
beijinhos
Sofia Mota

quarta-feira, 15 de setembro de 2010



ola caros leitores...
Hoje é o meu primeiro dia!
Espero conseguir preencher as vossas curiosidades e alimentar o vosso lado verde e cientifico, pois como uma certa professora me falou, nem tudo é cor de rosa!
Mas podia ser verdinho néh....?
bem... não vou chatear muito hoje vou só deixar-vos com a dica de visitarem um outro blog que fala sobre uma conferência, apelidada de "GIRA" que é muito importante não só para o nosso país como também a nível mundial...


http://a-sul.blogspot.com/2010/09/sustentabilidade-conferencia-gira-2010.html


Aproveitem e desfrutem...
Com os melhores cumprimentos
Sofia Mota