terça-feira, 8 de março de 2011

Doenças auto-imunes

Este tipo de doenças ocorre quando o sistema imunitário se torna hipersensível a antigénios específicos das suas próprias células ou tecido, isto é, não reconhece as moléculas do próprio organismo como antigénios.
Recordemos que, durante o processo de maturação dos linfócitos, são eliminados aqueles que possuem receptores capazes de interpretar como estranho o que é próprio do organismo. Durante muito tempo, admitiu-se que a causa desta auto-imunidade estaria nalguma falha na destruição destes linfócitos. Contudo, actualmente, sabe-se que mesmo em indiduos saudáveis é possivel encontrar alguns linfócitos sensiveis para o que é próprio do organismo. No entanto, estes linfócitos não desenvolvem uma resposta auto-imune porque existem mecanismos reguladores que os bloqueiam.
Assim, admite-se que diversas causas podem levar a que a tolerância ao que é próprio seja quebrada e o sistema imunitário inicie uma resposta auto-imune, que pode ser mediada por anticorpos ou por células.



Quais os tipos de doenças auto-imunes (alguns):
Esclerose múltipla- Doença crónica do sistema nervoso. Esta patologia resulta da destruidora acção que alguns linfócitos T exercem sobre a mielina dos neurónios do sistema nervoso central.



Artrite reumatóide-
Caracteriza-se por inflamações extensas e dolorosas das articulações (cartilagens articulares), que causam a sua deformação.



Lúpus- Esta doença caracteriza-se pela produção de anticorpos por parte dos sistema imunitário, que actuam contra vários tipos de moléculas do próprio organismo, incluindo histonas e DNA.



Diabetes insulino-dependente- Resulta da destruição das células pancreáticas responsáveis pela produção de insulina.

Sem comentários:

Enviar um comentário