quarta-feira, 16 de março de 2011

Biotecnologia no Diagnóstico e na Terapêutica de doenças

A biotecnologia é uma área do conhecimento que, de uma forma genérica, pode ser considerada como resultante da reunião entre a engenharia e as ciências da vida, de forma a manipular os seres vivos ou os seuscomponentes, no sentido de obter produtos úteis. Desta forma, a biotecnologia constitui um dos exponentes da integração entre ciência e tecnologia.

Nos últimos anos, a Biotecnologia tornou-se numa das promissoraa áreas cientifico-tecnológicas, capz de ter aplicações no melhoramento de problemas das mais diversas áreas como a do ambiente, a da saúde e a da produção de alimentos. O sucesso da Biotecnologia não é certamente alheio ao avanço de áreas cientificas, como a Biologia, a Bioquimica, a Genética, a Imunologia e os Bioprocessos.
Esta área cientifico-tecnológica tem contribuído para o diagnóstico e a terapêutica de doenças. Neste contexto, os processos biotecnológicos encontram um importante pilar na imunologia, e de forma particular, na produção de anticorpos.

(Ver publicações anteriores para perceber os anticorpos)


Anticorpos policlonais – conjunto de anticorpos com diferentes especificidades, produzidos em resposta a um contacto com outro antigénio.

Anticorpos monoclonais – anticorpos produzidos em laboratório com elevada especificidade para um determinado antigénio.






Obtenção de anticorpos monoclonais em laboratório:



Algumas aplicações dos anticorpos monoclonais:

- Diagnósticos de doenças ou condições clínicas;








- Imunização passiva;









- Tratamento do cancro;












- Enxertos e transplantes;










- Antídotos para venenos e drogas.








Bioconservação – consiste na transformação de um determinado composto noutro composto estruturalmente relacionado e, com valor comercial, por células ou microrganismos.
Produtos obtidos por bioconservação:
- Antibióticos
- Esteroides
- Vitaminas
- Vacinas
- Proteínas humanas

Sem comentários:

Enviar um comentário