quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Memória Imunitária

A memória imunitária efectua-se a dois níveis, que se denominam por resposta imunitária primária e resposta imunitária secundária.
A resposta imunitária primária dá-se aquando da invasão do organismo por um agente patogénico, os linfócitos B e T são activados, multiplicando-se e originando células efectoras e células memória. Esta resposta imunitária traduz-se pelo aumento da produção de anticorpos para um determinado antigénio até atingir um valor máximo, verificando-se após isto a sua diminuição gradual. No entanto, tem apenas uma curta duração, numa vez que só ocorre durante os primeiros dias de exposição ao antigénio.
Quando a doença se encontra extinta, devido à resposta imunitária primária, verifica-se o desaparecimento dos anticorpos e dos linfócitos T efectores do organismo. No entanto, as células memória permanecem no organismo.
As células memória são responsáveis pela resposta imunitária secundária, e têm um importante papel no combate a antigénios, uma vez que se indivíduo for invadido por um antigénio que já o tinha invadido antes, uma vez que o organismo já conhece as suas características, consegue desenvolver uma resposta imunitária muito mais rápida, eficaz, intensa e mais prolongada, já que existe um maior número de células efectoras a participar na resposta imunitária, e há uma maior produção de células memória, bem como anticorpos.
Esta memória imunitária é específica para um determinado antigénio. Como num segundo contacto a resposta imunitária se desencadeia muito rapidamente devido há rápida diferenciação e multiplicação das células, é frequente não ocorrer a manifestação da doença, já que o corpo estranho é quase imediatamente eliminado.
As células memória originam não só células efectoras, mas também mais células memória, que têm um período de vida alongado, e ficam armazenadas no baço e nos gânglios linfáticos, e assim o organismo permanece defeso aos agentes patogénicos que já invadiram o organismo uma primeira vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário